Portugal apresenta resultados de exercício físico e literacia em saúde entre os piores a nível europeu: 74% dos adultos são insuficientemente ativos, 60% são sedentários e 49% têm um índice geral baixo de literacia em saúde.

O objetivo deste projecto é motivar a aquisição de hábitos de vida saudáveis e diminuir a iliteracia em saúde na população.

O WWD é um programa internacional que teve inicio nos EUA em 2005 e chegou à USF São João da Talha em Maio de 2018, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Médico de Família. Todas as sessões tem uma breve palestra inicial sobre saúde (10min), seguida de caminhada (50min) no Ecoparque de São João da Talha.

As sessões são lideradas por profissionais de saúde (médicos e enfermeiros), com periodicidade mínima mensal, a parte inicial realiza-se nas instalações da USF, mas é aberta a toda a comunidade e todos podem participar desde que tenham condições mínimas para caminhar em segurança durante 50 minutos.

É imperativo apostar em programas de mudança de hábitos sedentários e de educação para a saúde, tendo o médico de família um papel fundamental na promoção da prevenção em saúde e na mudança de comportamentos dos seus utentes e da comunidade.

Para saber as datas dos proximos eventos veja no Facebook dedicado apenas ao projecto.

Não precisa de se inscrever (basta aparecer), é grátis e faz bem à saúde!

Reportagem Primeiro Jornal SIC: