Consultas Médicas



Saúde do Adulto

Duração média de 15 minutos.

Estas consultas são marcadas por iniciativa do utente.

Destinam-se a avaliar o estado geral de saúde do utente com idade superior ou igual a 19 anos, com especial ênfase na promoção de saúde, na prevenção da doença e nos cuidados que promovam o bem-estar e autonomia da pessoa idosa ou com necessidades especiais. Também se destinam à emissão de atestados, declarações e relatórios.

Não têm carácter de urgência.


Doença Aguda

Duração média de 15 minutos.

Destinam-se à abordagem de problemas agudos de saúde surgidos há poucos dias, tal como uma doença de novo causadora de sofrimento ou preocupação ou uma doença antiga que tenha sofrido agravamento recente e relativamente à qual julgue necessitar de uma ajuda médica breve.

Deve ainda recorrer a esta consulta sempre que esteja a faltar ao trabalho e necessite de um documento justificativo de incapacidade laboral.

As consultas de doença aguda são prestatadas pelo Médico de Família. Caso este não esteja disponível será avaliado por outro medico em consulta de intersubstituição.


Consulta ao Domicílio

Consulta efectuada na residência do utente, onde o seu médico de família avalia o seu estado de saúde, o aconselha e trata, para satisfazer uma necessidade de cuidados quando não é possível deslocar-se ao gabinete médico.

Indicações:

  • Doença crónica instável ou exacerbação aguda de doença crónica
  • Doença aguda episódica, mediante avaliação pelo medico respetivo.
  • Doentes que necessitem de cuidados após a alta hospitalar
  • Doentes acamados ou com incapacidades diversas
  • Recém-nascidos e puérperas em casos seleccionados
  • Doentes oncológicos ou em estadio final de doenças crónicas


Consultas de Programas de Saúde


Saúde Infantil

Duração média de 20 minutos.

Consulta destinada a vigilância em saúde de crianças e jovens até aos 18 anos.

A vigilância em saúde infantil e juvenil tem um impacto indiscutível na saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Nesta consulta é avaliado o estado de saúde, com ênfase na prevenção e sinalização precoce de situações que possam comprometer o normal desenvolvimento da criança e adolescente.

As situações de urgência ou que exijam resposta imediata ou a curto prazo poderão ser avaliadas ou efectuadas caso se justifique no horário estabelecido para consulta aberta do dia.


Saúde Materna

Duração média de 30 minutos.

Consulta destinada a vigilância da saúde na gravidez e puerpério e abrangendo a promoção de conhecimentos e competências à mulher grávida e família ao longo de todos os estádios da gravidez e nascimento com vista a facilitar uma adaptação harmoniosa do casal ao seu papel parental.


Planeamento Familiar

Duração média de 20 minutos.

Consulta destinada a vigilância em saúde de homens em idade fértil e mulheres em idade fértil e peri-menopausa e inclui a abordagem da contracepção, consulta pré-concepcional e rastreio oncológico.


Vigilância de Diabetes

Duração média de 20 minutos.

Consulta de vigilância e avaliação da situação clínica e estabelecimento de estratégias terapêuticas.

A Diabetes atinge cerca de um milhão de portugueses e a incidência e complicações encontram-se em crescimento. Constitui um factor de risco determinante para as principais causas de morte no nosso país. A intervenção atempada diminui substancialmente o risco de complicações e melhora a qualidade de vida.