Serviços de Enfermagem



Todas as consultas de enfermagem devem ser agendadas de acordo com o horário dos programas de cada enfermeiro de família.


Consulta de Diabetes

A *Diabetes Mellitus* é um grave e crescente problema de saúde pública não só em virtude da sua incidência mas também pelas complicações que origina, constituindo uma das mais sérias causas de morbilidade e mortalidade.

As consultas de enfermagem neste âmbito têm como especial relevo a necessidade de educação terapêutica, onde os utentes e família/cuidadores sejam ajudados a gerir o tratamento e a prevenir as complicações preveníveis, enquanto mantêm ou melhoram a sua qualidade de vida.

As consultas de enfermagem podem ser acompanhadas de consulta médica ou isoladas, sempre que o doente, família/cuidadores ou o enfermeiro de família sinta que necessitam de um acompanhamento mais próximo, para optimizar o processo de autocontrole e auto vigilância da sua doença.


Vacinação

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de protecção contra algumas das doenças infecciosas diminuindo assim a mortalidade e morbilidade provocadas pelas mesmas.

O Plano Nacional de Vacinação (PNV) como medida de Saúde Pública é universal e gratuito, iniciando-se ao nascimento e prolongando-se ao longo de toda a vida. O cumprimento do PNV promove não só a imunidade individual mas também a de grupo interrompendo muitas das vezes a fase de contágio da doença.

A vacinação é realizada em contexto de consultas programadas (Saúde do Adulto, Planeamento Familiar, Saúde Infantil, Saúde Materna, Consulta de Diabetes, Consulta de Hipertensão Arterial e Cuidados Curativos) oportunistamente ou em horário próprio disponibilizado por cada enfermeiro.

Deverá trazer sempre o boletim de vacinas.

A vacinação requer marcação prévia. Para efectuar marcação não necessita de trazer o Boletim Individual de Saúde.


Visitação Domiciliária

É uma consulta efectuada pela equipa de enfermagem no domicilio, onde são prestados cuidados curativos e de promoção de saúde.

Os cuidados de saúde domiciliários realizam-se a utentes da USF, destina-se a todos os utentes inscritos na USF e que residam na área geográfica de influência desta, que não se incluem nos critérios para a integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (conforme a Portaria nº1368/2007) e que estejam com dependência global, transitória ou crónica e com impedimento de se deslocarem à USF.

A iniciativa de marcação de visita domiciliária pode ser da iniciativa da própria USF (equipa de família, enfermeiro ou medico), ou solicitada pelo utente ou familiar/ cuidador através de contacto presencial ou telefónico.

A visitação domiciliária é programada antecipadamente pela equipa de acordo com a situação de cada utente e de forma a assegurar a continuidade de cuidados.


Saúde Materna

Esta consulta destina-se à mulher grávida e família de forma a promover conhecimentos e competências ao longo de todos os estádios da gravidez e nascimento, assim como nas primeiras semanas após o parto, facilitando uma adaptação harmoniosa do casal ao seu papel parental e garantir uma maternidade e paternidade saudáveis.

As consultas de enfermagem podem ser acompanhadas de consulta médica ou isoladas, sempre que a grávida e família ou o enfermeiro de família sintam que necessitam de um acompanhamento mais próximo, para facilitar este processo de adaptação a uma nova vida.


Saúde Infantil e Juvenil

Esta consulta destina-se a utentes entre os 0 e os 18 anos de idade, e podem ser acompanhadas de consulta médica ou isoladas. Tem por objectivo principal a vigilância em saúde infantil e juvenil, bem como a promoção do desenvolvimento harmonioso da criança, jovem e sua família.


Saúde da Mulher

Esta consulta destina-se à promoção da saúde das mulheres em idade fértil e após a menopausa, pode ser acompanhada de consulta médica ou isolada, sempre que a mulher e/ ou o enfermeiro de família sintam que necessitam de um acompanhamento mais próximo.


Cuidados Curativos

Nesta consulta são prestados cuidados de enfermagem no âmbito da enfermagem curativa, quer na manutenção da continuidade de cuidados quer em situação de doença aguda.